quarta-feira, 17 de outubro de 2012

curriculo escolar, tecnocentrismo e o multiculturalismo

olá tudo bem?. convido voçes blogstas a indagarmos juntos a relação curriculo escolar.
a necessidade de se criar um curriculo escolar deu-se justamente na europa, ou seja a escola elementar deu-se para atender as necessidades da nascente burguesia urbana que se constituia neste momento.
 observe-se que a palavra curriculo e muito ampla,  pois se trata de um movimento social, cultural, cientifico, economico e etc.
hoje temos nossos parametros curriculares nacionais, temos a LDB/9394/96, temos um ministerio da educação, justamente para dar suportes as escolas de nosso pais.
más o que gostaria de chamar a atenção de voçes e sobre a necessidade de se adicionar no curriculo escolar um novo.
o que e esse novo?
estou falando da nova sociedade do conhecimento e da tecnologia.
estamos na era do tecnocentrismo, e a tecnologia como centro do universo.
há uma necessidade de adicionar novos metodos de aprendizagens, explorarmos esta nova ferramenta, que e a tecnologia, que com ela trouxe o multiculturalismo.
a sociedade de hoje não e a mesma sociedade da epoca da burguesia. o trabalho também mudou, o povo também mudou o seu modo de pensar. e a escolar tem que ser mediadora desse novo modo de vida, se não for a escola, quem será?
 portanto vamos adicionar nos curriculos escolares as aulas de informatica, sim vamos cobrar das autoridades a inclusão de aulas de informatica para todos os alunos da rede publica de ensino.
também necessitamos de aulas de educação sexual, pois o convivio em sociedade multicultural há uma necessidade de aulas de educação sexual, um outro aspecto e o transito. há uma necessidade urgentissima da inclusão de aulas de educação no transito nas escolas. como pode o governo não ver que milhões de pessoas morrem no transito. isso e fruto da sociedade moderna. além dessas temos também: sociologia no ensino fundamental, psciologia, educação fisica e relações etnicos raciais.
o bullyng e fruto da sociedade moderna e falha da rede escolar.
 convido voçes a assistirmos um video sobre curriculo escolar.








gostou do video?
ficou legal, más poderia ficar mais recheado com as novas materias da sociedade multiculturalista

curriculo! espera ai que palavra ampla.
e isso mesmo a palavra curriculo nos engana, pois nos leva a pensar numa só coisa, quando se trata de muitas simultaneamente e todas elas interrelacionadas.
curriculo e inseparavel de cultura.

temos varios niveis de curriculo,  vou apresentar-lhes trés bastante conhecidos que são o curriculo real, o formal e o oculto.

para saber mais sobre curriculo acesse o linkhttp://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/642_840.pdf 
 

o curriculo real e aquele que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrencia de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.

o curriculo formal e aquele estabelecido pelos sistemas de ensino, e expresso em diretrizes curriculares, objetivos e contéudos das areas ou disciplina de estudo. Este e o que tráz prescrita institucionalmente os conjuntos de diretrizes como os parametros curriculares nacionais.

O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que
afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto
representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes,
comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar. O currículo
está oculto por que ele não aparece no planejamento do professor.

vamos ver algumas imagens relacionadas a curriculo.

nossas ferramentas de trabalho.
 somos iluministas de ideias.

temos o conhecimento do certo e do errado, o do bem e do mal aprendemos com a biblia.

interagimos com a sociedade para vivermos melhor.

 investir em educação e uma poupança de vida, além de sermos educados, aprendemos a não sermos estravagantes.


respeitamos as relações etnicos raciais.

temos varios objetivos e tentamos conquistalos.

bom, eu quis passar para voçes um pequeno resumo sobre curriculo escolar, pois observamos que curriculo escolar e muito amplo onde envolve toda uma sociedade, cultura, economia e ciencias tecnologicas. o que voce achou?
achou que estou louco.
que e outro assunto.
ou voçe tem outra coisa a acrescentar.
eu estou aberto para ouvir suas indagações, pois sou apenas um mero estudante de pedagogia. 
poste suas indagações.

7 comentários:

  1. gostei....você caprichou nos textos e imagens....
    parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gleicyvania, a parte da educação nos presidios não faz parte do trabalho da unopar, eu postei depois este assunto, estou preocupado acho que a professora vai pensar que faz parte. o trabalho e so o tema tecnologias, multiculturalismo.

      há obrigado pela visita, e pelo seu conceito do meu trabalho.

      Excluir
    2. não se preocupe Paulo Adriano,ela vai perceber a diferença pela data da postagem...e o blog já pode ser usado para outros temas,o que na verdade blog é isso um diário e é bom que esteja sempre atualizado.afinal a nota do trabalho já saiu.

      Excluir
  2. Olá,bom dia Paulo Adriano, adorei o Texto e as imagens relacionadas a ele sua visão contempla com magnitude a ideia iluminista, somos como folhas em branco que serão preenchidas ao longo de nossas vidas, ou seja sujeitos inacabados, em constante evolução da vida a morte,munidos de saberes inesgotáveis, pois nossa jornada na aprendizagem é um leque que desbravamos todos os dias,amar a VIDA é amar ao próximo,Deus nós deu a grande oportunidade de trilharmos nossos destinos,que sejamos sim sábios para compreendermos está dadiva divina, ajudando nossos irmãos aqui na terra, somos descendentes de guerreiros nativos,de uma terra verde e maravilhosa que precisa de cuidados,que um dia Paulo este país tenha condições e pessoas que façam alguma coisa em prol da população brasileira, principalmente a carente,a educação nesta nação tem sim tal condição de dar alicerce a esta nova geração que Deus nos de saúde para podermos fazer algo por todos. "Que sejamos livres de corpo e Alma!" Fernanda França-Polo Várzea Grande/MT.

    ResponderExcluir
  3. e fernanda, gostaria de debater um assunto com vc.
    vejo na televisão, mais especificamente no canal 11, (record)no programa da tarde com o brito e a ana rickmam, passou pessoas milhonarias que morreram e deixaram milhões de heranças para seus cachorros. fico pensando o quanto estas pessoas eram infelizes, eram ricas mas não eram felizes, estavam arrodeadas de pessoas mas eram sós. morreram mas não tiveram uma pessoa para dizerem assim eu vou morrer e vou deixar minha herança para o meu filho porque ele me ama, ou vou deixar para meu marido porque ele me ama, ou vou deixar para meu irmão por que ele me ama, ou para meu amigo porque ele me ama, ou para o garçom, ou para o padeiro, ou para uma instituição de caridade. NÃO, ela olhou e viu que ninguem amava ela, más ela também não estava preocupada porque ele também não amava ninguém. AI ela consumou a sua ignorancia, vou deixar minha herança para o meu cachorro. hoje ela esta morta e nada ela fez para tentar ajudar o mundo. e um dia o cachorro dela vai morrer. para refletir; será que o ser humano não vale mais que um cachorro. o milhonarios que pessam em fazer o mesmo quando morrerem lembre-se de que a tua alma nunca vai morrer. a do cachorro se acaba. más a tua e eterna.

    ResponderExcluir
  4. Olá,verdade a sua observação quanto a inúmeras pessoas que detém muito poder financeiro, e nada faz em prol dos oprimidos,quando voltamos no tempo desde da revolução industrial, vemos da onde nascerão tantos milhonários, algumas destas gerações de ricos atuais vêm desta imigração, de lá de trás,lógico que com a tecnologia dentre outras coisas surgiram outros também,a miséria é algo devastador,que consome o corpo e leva a esperança do ser humano,as vezes o fetiche de mercadoria age como está miséria na vida das pessoas,principalmente os que não tem fé, a vida Paulo Adriano não é determinada,somos nós que escolhemos qual caminho trilhar,é o mais difiçil é trabalhoso mesmo, temos que correr atrás das coisas boas, e fazer o possível para dar apoio aos outros a nossa volta,mesmo que seja em pequenas ações,já faz muita diferença na vida de cada um de nós,eu fico assim como você sentindo está revolta as vezes, e tentando entender o porque de tanta indiferença na sociedade alguns com muito e outros com tão pouco,eu quero mudar algumas coisas antes de partir deste plano,e sei que cada pessoa que eu for ajudando,me fará me sentir melhor como ser humano,a alegria em viver e o amor acredito que esteja ligado em ajudar ao próximo mesmo e aos nossos filhos,te digo mais o amor mais verdadeiro que existe no mundo é o deles para conosco." Gostei muito de suas colocações,acredito que você ajudará muita gente também !"Felicidades a você e sua família!"Fernanda - sou um pouco adapta do Karl Marx e sua visão para o meio social, mais também admirei inúmeras pessoas como Ernesto Che Guevara entre outros que fizeram algo em prol dos oprimidos,e acredite a melhor ferramenta hoje que temos é dar educação para as crianças para elas terem uma vida boa e digna com conforno e feliz,um bom emprego principalmente,sei que o nosso sálario entre outras problemáticas serão desafiadoras mais quero sim fazer algo por cada aluno que cruzar meu caminho,não quero riqueza desejo ter apenas uma vida digna e ser lembrada por todos como alguém que lutou para cada um ter um futuro melhor!polo-Várzea Grande/MT!

    ResponderExcluir